A mensagem de erro F1 no LIS-SV da Abus é exibida para informar que houve uma medição de carga fora dos limites especificados nos parâmetros P1.3 e P1.4.

Mensagem de erro F1 no LIS-SV

Mensagem de erro F1 no LIS-SV

Dois parâmetros do LIS-SV são fundamentais para entendermos o motivo de uma indicação de erro, são os parâmetros P1.3 e P1.4.

O controlador LIS-SV obtém a leitura de carga através de um eixo-sensor. O valor medido no eixo é convertido em um sinal de frequência para maior precisão da leitura.

No parâmetro P1.3 está salvo o valor de frequencia que corresponde a 0Kg.

No parâmetro P1.4 está salvo o valor de frequência correspondente a carga máxima suportada pela da talha.

Como identificar a causa do erro

Caso a leitura realizada for abaixo do valor mínimo, indicado em P1.3, o LIS-SV exibirá o erro “F1”.

A leitura pode ficar abaixo do mínimo caso o gancho fique apoiado e o cabo de aço ficar frouxo.

Outro motivo é quando uma carga for depositada bruscamente no chão, causando um alívio repentino de tensão no cabo;

Deposição brusca da carga

Deposição brusca da carga

Caso a leitura realizada for acima do valor máximo, indicado em P1.4, o LIS-SV também exibirá exibirá o erro F1.

Neste caso a falha pode ser causada pela elevação de uma carga presa, o que pode causar um forte solavanco.

Carga presa ao chão

Carga presa ao chão

Outro motivo é a queda de uma carga sobre o gancho. Geralmente em um processo de tombamento a carga pode ficar desequilibrada e tombar sobre o gancho, causando um forte impacto.

Queda de carga sobre o gancho

Queda de carga sobre o gancho

Como eliminar o erro F1

Decorrida a falha operacional o LIS-SV apresenta a falha F1. Para voltar o equipamento à operação normal, siga as instruções:

  • Deixar o gancho livre, sem carga;
  • Elevar o gancho até o ponto mais alto;
  • Acessar o parâmetro P1.1 do LIS-SV;
  • Inserir a senha 1443;
  • Confirmar com o botão “Enter”.

Neste momento o LIS-SV fará uma nova leitura do ponto zero e se reajustará às condições atuais. Depois basta sair da programação.

Caso a falha permaneça, pode ter havido algum dano ao eixo sensor.

Para saber como identificar falhas no eixo sensor confira os próximos posts ou entre em contato por e-mail ou telefone!

Até breve!