Dando sequência aos procedimentos de inspeção para talha elétrica de corrente ABUS, neste post veremos como deve ser realizada a inspeção do acoplamento de fricção.

Regular acoplamento de fricção

Inspeção do acoplamento de fricção

Igualmente importante aos demais itens da inspeção, o acoplamento de fricção é a peça central do sistema de segurança da talha. O acoplamento de fricção, também conhecido como “embreagem deslizante”, é o responsável pelo controle de sobrecarga da talha.

Estando o acoplamento de fricção regulado e em bom estado, a talha nunca elevará uma carga excessiva, mantendo todo o sistema de movimentação trabalhando dentro dos padrões de carga para o qual foi especificado.

Inspeção do Acoplamento de Fricção

Para inspecionar o acoplamento de fricção, deve estar disponível um aparelho de teste da força de fricção. Observar imprescindivelmente o manual de operação do aparelho de teste da força de fricção.

Calibrador ABUS

Aparelho de teste da força de fricção

  • Enganchar o aparelho de teste da força de fricção na corrente, aproximadamente 20 cm abaixo da talha de corrente.
  • Subir o gancho em microvelocidade até que o aparelho de teste da força de fricção tenha se movido para baixo da talha de corrente e o acoplamento de fricção responda.
  • Ler o valor medido no aparelho de teste da força de fricção.
  • Se o valor indicado divergir em 1,3 até 1,4 vezes a capacidade de carga máxima: regular o acoplamento de fricção.
  • Enganchar uma carga de teste com a capacidade de carga máxima da talha de corrente e suspender.

Regular o Acoplamento de Fricção

Caso seja necessário regular o acoplamento de fricção, seguir as orientações a seguir:

  • Remover o tampão de fechamento. Cuidado, pois pode escorrer um pouco de óleo para fora, o que é normal.
  • O motor de elevação, a engrenagem e a corrente não devem se mover durante a regulagem do acoplamento de fricção.
  • Travar a corrente na guia da corrente ou travá-la com o aparelho de teste de força de fricção.
  • Regular o acoplamento de fricção em 1,3 a 1,4 vezes a capacidade de carga máxima. Ao girar para a direita, o acoplamento de fricção responde quando a carga for mais pesada, e, ao girar para a esquerda, quando for mais leve.
  • Quando o acoplamento de fricção não permitir outra regulagem, deve ser substituído.

Havendo qualquer dúvida, entre em contato com o suporte técnico Ciriex Abus. Até o próximo post!